sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no sítio certo?

Clínica Veterinária de Mangualde
             Dr. Benigno José Rodrigues
             Dra. Sandra Oliveira





Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no sítio certo?

É um grande desafio ensinar o nosso cachorro a fazer as necessidades no sítio certo, ainda mais quando estamos a lidar com um animal que não tem total controlo sobre a bexiga e intestinos até por volta dos 6 a 8 meses de idade. Contudo, pode ser bem sucedido se o observar, reconhecer os seus sinais, perceber os seus instintos e recompensando-o pelo comportamento correcto. Use as seguintes sugestões e tenha muita paciência durante o treino.

O cachorro não sabe onde deve ou não deve fazer as necessidades antes de o ensinarmos, logo qualquer sítio longe de onde come ou dorme é um bom sítio. Portanto é de esperar que haja “acidentes”.
A prevenção é o ponto-chave para o sucesso. Para prevenir acidentes tem de perceber com que frequência o seu cão precisa de fazer as necessidades.  

*      Há alturas em que é mais provável o cachorro precisar de fazer as suas necessidades. Estas são:
                - De manha ao acordar;
                - Cerca de 5 a 10 minutos depois de beber água;
                - Cerca de 10 a 25 minutos depois de comer (muito variável de cachorro para cachorro);
                - Depois duma sessão de brincadeira ou exercício;
                - Quando desperta de uma sesta.
Isto aplica-se também à maioria dos adultos.

Como pode ver o cachorro precisa de fazer as suas necessidades com muita frequência e nem sempre o dono está por perto para o encaminhar para o sítio certo.
*        Aspectos importantes a considerar:  

·      Regra geral os cachorros não fazem as necessidades no sítio onde comem, dormem, ou quando limitados a um espaço pequeno.
·      Não deixe o seu cachorro vaguear pela casa toda sem supervisão. Mantenha-o confinado numa área pequena quando não tem a possibilidade de o observar constantemente.
·      Se o seu cachorro se descuidou dentro de casa ou onde não era suposto, durante a sua ausência, não o repreenda. A reprensão só será eficaz se o apanhar em flagrante.
·      Se o seu cão se descuidar não ralhe ou castigue-o. Esfregar o focinho do cão só agrava mais o problema. Se o “acidente” ocorrer não dê atenção ao cão, espere que ele saia e calmamente limpe o que ele sujou.

Cometemos muitos erros quando ensinamos um cachorro a fazer as necessidades no sítio certo. Com frequência, o que pensamos que estamos a ensinar nem sempre é o que o cachorro está a aprender.
Por exemplo: pode pensar que se levar o seu cachorro ao sítio onde ele urinou e defecou e gritar “Não!” ou “Feio!” e lhe bater, ele aprenderá a não voltar a fazer as necessidades naquele local. As coisas não são tão lineares assim. Pode, pelo castigo dado, não voltar a fazer as fezes naquele local, mas também aprende que a presença do dono e a presença de urina ou fezes resulta em castigo. Consequentemente, para evitar punições, o cachorro pode começar a fazer as necessidades em superfícies absorventes como carpetes ou almofadas, em sítios escondidos e raramente na sua presença. Não se surpreenda, portanto, se andar muito tempo na rua com o seu cachorro, na expectativa de ele fazer as necessidades, ele não fazer nada e assim que chega à casa fazer às escondidas.
Caso seja possível, ensine o cachorro desde o primeiro dia a fazer as necessidades no local definitivo – local que pretenda que ele faça as necessidades para toda a vida, por exemplo: no jardim ou no quintal.
 Aos 2 meses de idade um cachorro já pode ser perfeitamente treinado a defecar e urinar fora de casa, no quintal. Tenha atenção e evite o contacto íntimo com outros cães e com dejectos deixados por outros animais, especialmente se não tiver a vacinação em dia.

*      Técnica dos resguardos dentro de casa:

Técnica a optar quando tem um cachorro muito novo, que ainda não pode ir à rua por não ter o esquema vacinal completo, ou quando vive num apartamento sem quintal ou sem a possibilidade de o levar à rua com frequência.
Para servir de “casa-de-banho” use os resguardos. Os resguardos são uma boa escolha porque o cachorro acede a eles com facilidade, são baratos e não tem o inconveniente dos jornais que é o cachorro ingerir tinta se os roer.
Tenha vários resguardos espalhados pela casa. Pode não parecer muito bonito mas é importante ter vários espalhados porque se o resguardo estiver longe do cachorro, mesmo que ele
já tenha entendido que é nele que deve urinar e defecar, pode não ter tempo de lá chegar e fazer as necessidades pelo caminho.
A solução ideal é encaminhar o cachorro para um dos resguardos que tem espalhados pela casa nas alturas em que é provável ele fazer as suas necessidades. Assim que ele acabar de as fazer, recompense-o com um elogio verbal ou uma guloseima. Use guloseimas deliciosas - um pedaço de fiambre ou queijo magro é preferível a algo rico em gordura. Recompense-o só quando acabar de urinar ou defecar, se não corre o risco de o cachorro se retrair porque se focou na guloseima.
Se o apanhar em flagrante a fazer as necessidades no sítio errado, pegue nele rapidamente e, sem lhe dizer nada, leve-o para o resguardo. É provável que o cachorro se retraia, mas pelo menos entenderá que não é suposto fazê-las onde estava. Se vir urina ou fezes nem que seja dois minutos depois, limpe o local sem dizer nada ao cachorro. 
Atenção que os produtos à base de lixivia ou amoníaco podem atrair o cachorro, porque alguns dos seus componentes são semelhantes a alguns componentes da urina. Depois de lavado o local que o seu cachorro sujou, neutralize o odor com uma mistura de água e vinagre (uma parte de vinagre para duas partes de água). Borrife o local que lavou e seque-o com papel de cozinha.

E se o me cachorro tiver feito as necessidades no resguardo mas não estava ninguém por perto para o recompensar?
Esta é, por acaso, a situação mais comum. Leve-o até ao resguardo, devagar e calmamente ponha-o a cheirar a urina ou fezes, e recompense-o com elogio verbal e guloseima. O cachorro aprenderá que fazer as necessidades no resguardo resulta numa recompensa, mesmo que as tenha feito bastante tempo antes de o dono as ver.

Nota: Temos disponíveis na Clínica uma casa de banho com resguardo muito bonita e um produto atractivo para o seu cachorro fazer as necessidades.

*      Como educar o cachorro a fazer as necessidades fora de casa?

1.    Escolha uma área no exterior onde quer que o seu cão faça as necessidades. Idealmente a casa-de-banho do cachorro deve ser escolhida antes da chegada dele a casa.
2.    Leve o seu cachorro frequentemente à rua, se possível com intervalos de 2 horas durante o dia (saídas menos frequentes irão atrasar o processo de aprendizagem).
3.    Faça-o, impreterivelmente a seguir às refeições, ao despertar, após momentos de brincadeira e à noite antes de deitar.
4.    É importante seguir uma rotina. A alimentação deve ser feita à mesma hora todos os dias e não deve ficar sempre à disposição do cachorro. Quando ele acaba de comer e se afasta da comida, ou após 15 minutos, retire a comida.
5.    Acompanhe sempre o seu cão para o local pretendido e com a trela (se estiver habituado à trela).
6.    Use uma palavra específica para o cão associar o local escolhido ao sítio onde tem de fazer as necessidades, como por exemplo: “ faz o cócó”.
7.    Quando começar a fazer as necessidades no local certo, elogio-o calmamente.
8.    Quando terminar de fazer as necessidades no local certo felicite-o vigorosamente através do tom de voz, carícias, festas e recompense-o com um biscoito ou “snack” que ele goste, imediatamente.  Não espere que chegue a casa.
9.    Se ele não fizer as necessidades, coloque-o numa área confinada e leve-o novamente passado 15 minutos.
10.  O odor das visitas anteriores a essa área irá marcá-la rapidamente como o local das necessidades mas é importante mantê-la sempre limpa.
11. Recompense-o com um “snack” sempre que ele tiver um comportamento apropriado. Quando ele aprender, faça-o intermitentemente.
12. Se o animal por algum motivo não quer fazer as necessidades no local pretendido e assim que o levar para dentro de casa faz lá, tem de estar mais atento ao comportamento dele.
Quando o cão começar a cheirar o chão, ou andar às voltas a preparar-se para fazer as necessidades, espere que ele comece a fazer para o impedir, erguendo-o no ar enquanto exclama “Não” com firmeza e leve-o ao local destinado de imediato. Quando ele tiver terminado de fazer as necessidades felicite-o e acaricie-o logo para ele perceber que teve um bom comportamento.
Idealmente não deve esperar por estes momentos. Leve o cão à rua regularmente.
Se perceber que não vai chegar a tempo de agir, não faça nada e também não o castigue. Espere que ele saia para depois limpar.
13. Quando levar o cachorro à rua certifique-se que o passeio não acaba assim que o animal fizer as suas necessidades, não se esqueça que o cachorro também precisa de brincar e de fazer exercício. Não o traga logo para casa.
14. Por ultimo, não se esqueça que na cidade o asseio é imperativo. Retire as fezes deixadas pelo animal com um saco plástico e deite-as no contentor do lixo.

*      Os cães adultos também podem ser ensinados. Como?

Siga o mesmo esquema do cachorro. A diferença é que os cães adultos aguentam-se mais tempo, podendo ir à casa-de-banho apenas 2 ou 3 vezes e serem alimentados duas vezes por dia.
Esse esquema ajuda-o a resolver o problema da educação do seu cão para que ele utilize o local correcto para fazer as necessidades, mas certifique-se que ele não está a urinar ou defecar por outros motivos como submissão, dominância ou medo.
Se o cão urina quando fala com ele ou quando chega a casa, provavelmente ele está a urinar por submissão ou excitação. A marcação do território e a regressão na aprendizagem: o voltar a fazer as necessidades no sitio errado quando já estava ensinado, são exemplo de urinar e defecar, respectivamente, por dominância.



 Artigo escrito por Sandra Oliveira – médica veterinária (CP 4910)

 Clínica Veterinária de Mangualde
Av. General Humberto Delgado Nº 12 R/C Esq
3530-115 Mangualde
                                                                                                                          Telef.: 232.623.689